Solidez defensiva passa a ser característica marcante no Grêmio, veja os dados:


Embora os holofotes recaiam todos sobre nomes mais valorizados, como Lucas Barrios e Luan, o Grêmio retomou uma característica muito marcante da equipe sob o comando de Renato Portaluppi. Nos últimos quatro jogos com o time titular, o Tricolor não sofreu gol algum e atingiu 13 vitórias com a meta zerada nesta temporada.

Na Inglaterra, este tipo de três pontos conquistados sem o goleiro ser vazado são chamados de “clean sheets” (lençóis limpos, na tradução literal). Em 30 jogos, foram 13 vitórias sem vazar em 2017, ou 43,3% das partidas - o Grêmio não empatou nenhuma partida em 0 a 0 na temporada. No mesmo período do ano passado, o Tricolor tinha apenas nove triunfos sem sofrer gols, então sob o comando de Roger Machado.

Quando a equipe apresentou uma turbulência na temporada, no momento da queda no Gauchão, a defesa mostrava problemas e não “segurava” os resultados. Agora, o melhor momento coincide também com uma sequência de quatro jogos seguidos sem que os titulares sofram gols.

- É bom para o time sofrer poucos gols, mas vou repetir o que falei faz um tempo. Estamos fazendo um trabalho bom, mas daqui a dois dias temos outra final. Todo jogo é uma final. E tratamos de manter sempre o placar a zero, temos jogadores na frente que podem decidir. Nós defensores, se fazemos um bom jogo, onde tentamos não sofrer gols, sabemos que temos muita chance de ganhar - disse o zagueiro Kannemann.

GANHA E NÃO VAZA




A sequência do Grêmio tem seis jogos com vitória desde a abertura do Brasileirão, em 11 de maio. O time titular levou apenas um gol - do Fluminense, pela Copa do Brasil - no período e ainda encantou a ponto de Renato eleger o “melhor futebol do Brasil”. Das 13 partidas sem sofrer gols, Marcelo Grohe esteve em campo em 12 delas.

Coincide também com a entrada do lateral-esquerdo Cortez. Mesmo tido como ofensivo, o ex-Botafogo encaixou bem no sistema defensivo e esteve em campo desde o jogo com o Botafogo como titular. A sua escalação deve seguir por Renato Gaúcho, por conta da lesão de Marcelo Oliveira, com luxação no ombro e que está apenas correndo ainda.

- São número interessantes, que dão mais motivação para seguir com essa dedicação, com esse nível de empenho. Nosso objetivo é sempre sair de campo sem levar gols, claro que uma hora isso vai acontecer, mas a meta é estender esse período pelo maior tempo possível - avaliou Grohe.

Nesta quarta-feira, o Tricolor pode pular para a liderança do Brasileirão, já que enfrenta a Chapecoense, na Arena Condá. Se vencer, chega aos 12 pontos e torce contra o Corinthians em duelo com o Vasco, no Rio, para ficar na ponta do Brasileirão.


0 comentários:

Postar um comentário