Lucas Leiva participa do "Papo com Atleta" na Arena


Os jogadores das categorias de base e da Escola de Futebol do Grêmio receberam uma visita especial na manhã desta segunda-feira. No Auditório do Conselho Deliberativo, na Arena, os jovens tiveram a oportunidade de conversar com o volante Lucas Leiva, formado na base tricolor e há 10 anos no Liverpool. A palestra foi mais uma iniciativa do Núcleo Psicossocial da Base dentro do escopo da Formação Inicial e Continuada. No início de maio, o capitão Maicon transmitiu sua experiência aos jovens.


Estiveram presentes atletas da Escola de Futebol e das categorias Sub-15 a Sub-20 - as Sub-14 e Sub-17 estão em viagem e não puderam comparecer. A abertura ficou a cargo do assessor da presidência para as categorias de base, Gustavo Schmitz. Em sua explanação, Gustavo saudou a iniciativa, os atletas presentes e a disponibilidade de Lucas Leiva.

"Saúdo a todos atletas, coordenação técnica, à Fernanda, que coordena esse projeto, e também aos companheiros Enio e Ferrari. Em nome de todos integrantes da Base e da Escola, eu saúdo o Francesco e todos seus colaboradores. Hoje é um dia muito especial. Mais um filho do Grêmio retorna à casa. Lucas Leiva é um gaúcho-mato-grossense nascido em Dourados. Atleta que começou conosco em 2002, nos deixou em 2007 - e era obvio que isso ia acontecer - pelo futebol que ele jogou aqui. Em nome do Grêmio queremos te cumprimentar e agradecer pela tua disposição. Deixou o período de descanso, deixou a família para estar aqui conosco. Sejas bem-vindo à casa", disse Schmitz.

Durante trinta minutos, Lucas falou sobre sua carreira. Lembrou das dificuldades de chegar ao Grêmio aos 16 anos, dos bons momentos e de tudo que aprendeu enquanto vestiu azul, preto e branco. Como dica, pediu que todos atletas usem a estrutura oferecida pelo Grêmio, uma vantagem oferecida para a formação de todos.

"Dou a dica de usarem todos setores. Peparação física, nutrição. Às vezes a gente gosta de comer... Mas é melhor escutar os profissionais que estudaram para isso e vão nos ajudar a nos tornarmos um atleta de alto nível. A preparação física é importantíssima hoje em dia", ressaltou o ídolo tricolor.

Quando chegou ao Grêmio, Lucas tinha 16 anos. Veio do Mato Grosso do Sul e ficou longe de casa. Essa é uma dificuldade vivida por parte dos atletas. Muitos deixam a família longe e viajam grandes distâncias para realizar o sonho de se tornar jogador de futebol. Como ensinamento aos jovens, Lucas indicou: as dificuldades devem servir como motivação em busca de suas aspirações.

"A distância de casa é uma dificuldade que todos passam. Eu tive muita dificuldade, sofri bastante. A distância dos amigos de infância... Ainda sinto e é normal. Mas acho que isso faz parte da vida. Quando se tem um propósito, tem que lutar. E sempre haverá dificuldade. E essas dificuldades têm que ser usadas como motivação. Usei todos os recursos que o Grêmio me ofereceu para poder tentar me adaptar às dificuldades e usá-las como motivação", lembrou o volante.

Psicóloga da Base, Fernanda Faggiani é a responsável pelo "Papo com Atleta". Para ela, uma experiência que pode resultar em grandes aprendizaos para os jogadores das categorias de base.

"É um projeto que a gente já vinha pensando há muito tempo. Trazer a oportunidade de os atletas conversarem com jogadores que ainda estão em atividade e que já passaram pelas Categorias de Base. É uma forma de fazer uma aproximação com realidades que eles estão encontrando na formação e que esses atletas já passaram e tiveram sucesso, mesmo tendo dificuldades. Como disse o Lucas na palestra de hoje", afirmou.

A mesma linha é seguida pelo Coordenador Geral das Categorias de Base, Francesco Barletta. A experiência vivida na base do Grêmio, o sucesso no futebol internacional e, mais do que isso, os valores agregados durante a carreira são lições que os atletas da base podem levar por toda a vida - dentro e fora de campo.

"Na nossa opinião é muito importante, pois são atletas que ainda jogam e são oriundos das categorias de base. Então muito do que ele viveu, os meninos estão vivendo. Essa identificação é muito mais forte e real. Por isso é tão importante trazer esses jogadores para virem falar e passar, além do futebol, uma questão de valores que são importantes para a sociedade", observou.

Fonte: Grêmio FBPA - Fotos: Luciano Amoretti

0 comentários:

Postar um comentário